sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Paris - Ptose mandibular

Acabei de chegar de Paris, mas fiquei pensando enquanto voltava para Londres ( by Eurostar) como eu iria escrever no meu blog sobre Paris sem usar cliches ou simplesmente dizer "PARIS- EH-LINDA". Daí, minha amiga e companheira de viagem , médica por vocação e profissão, me ajudou a descrever a sensaçao de conhecer Paris. "Estou com ptose mandibular", disse ela ao chegarmos no segundo andar torre Eifel.
Ela usou um eufemismo rebuscado para dizer que PARIS NOS DEIXOU DE QUEIXO CAIDO". Tudo bem que eh do ponto de vista técnico mas eh diferente de tudo que ouvir sobre a indescritivel emoção de desembarcar na cidade luz.
Paris eh majestosa e surpreendente. Seus prédios, monumentos históricos e culturais, museus, palácios, o rio Sena.....tudo, absolutamente tudo eh imponente e desperta todos os sentidos (ao vezes, todos ao mesmo tempo). Toda a cidade respira história e a arquitetura eh harmônica e planejada.
Primeira dica de viagem: Invista em uma câmera com um zoom super potente ou uma lente grande angular para fotografar Paris. Você com certeza vai procurar ângulos que favoreçam a sua fotografia, mas tudo é tão grande....
Fiquei em um hotel bem localizado pertinho do arco do Triunfo e mudei totalmente o pre-conceito que tinha dos franceses. Eles foram solicitos comigo (diferente de Edimburg) e os parisienses aceitam que vc fale ingles e te ajudam no que for possivel. Mas agora entendo porque os perfumes sao os melhores do mundo....vez em quando eu ficava zonza no metro lotado ao sentir um odor nada agradável.






Metro: as estações sao próximas uma das outras e próximas dos pontos turisticos. Algumas estações tem odor desagradavel e mal sinalizadas. Voce pode também circular de bicicleta e pagar pela diária e pelo estacionamento. Sao padronizadas, novas e muito bonitinhas. Bem que tentei andar, masa a chuva atrapalhu meus planos.





Hotel: fiquei no Residense Chalgrin Hotel, pertinho do arco do triunfo. Indico a todos (foto).

Alimentacao, come-se muito bem em Paris por R$ 15 euros, incluindo entrada, prato principal e sobremesa. Ou entao desfrute de sanduiches, croassant e baguetes. Experiemente de tudo e esqueça regime. Deixe o regime para os ingleses.

Passeios:
Paris eh absolutamente charmosa. Passear pelo Rio Sena nao tem preco (rsrs) e ao longo da caminhada, pode-se ver muitos predios historicos e turisticos. Vc pode tambem pegar um barco ou um barco restaurante onde vc pode jantar e ver Paris de outro plano. Caminhar e pegar o barco valem a muito a pena.




Ile de la cite (pare e tome um sorvete na berthillon). pequena ilha no meio do rio Sena onde Paris nasceu.
Champs-Elysees, a Avenida com lojas e precos incriveis. Mas peguei boas ofertas. Compra-se produtos de boa qualidade por precos acessíveis.







Quartier Latin, bairro boemio e animadinho. Foi la que tomei taças de champagne para brindar paris.

Montmartre (onde esta a basilica de Sacre-Coeuer). Vista maravilhosa e reduto artistico. O filme Fabuloso destino de Amelie Poulain foi rodado neste lugar. Achei o lugar mágico.







Tour Eiffel, depois de 3 horas na fila...fui compensada e aproveitei para tomar um cafe. Do alto, percebe-se como Paris eh bem planejada. Eh um ponto de partida para vislumbrar a cidade.















Arco do Triunfo, simbolo da nacionalidade e vitorias francesa.









Louvre, sem palavras. Uma romaria atras da Monalisa. Se quiser conhecer a apreciar todas as obras de arte vc levaria meses dentro do museu. O que me deixou perplexa foi um museu tao imenso permancer lotado todos os dias da semana e todas as salas repletas de visitantes. Incrivel. O predio eh imenso, lindo, rico e tem lojas e restaurantes otimos no subsolo.








Catedral de Notre-Dame (napoleao foi coroado nesta catedral em 1804).







Versalhes. Impressionante palácio da Franca construído no seculo 17 por Luiz XIV, o rei Sol. Os jardins e o salao do espelho são o que há...... No mínimo você vai lembrar do seu professor de história.






Vejam as fotos e acreditem sem achar que é exagero na célebre frase "Voce não pode morrer sem antes conhecer Paris".

Nenhum comentário: